“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Vigilância Epidemiológica: IgM & IgG na prática diária: o que significam ?

O exame da sorologia tem por objetivo dosar diversos tipos de moléculas, existem cinco principais tipos de imunoglobulinas (anticorpos) no nosso corpo, são eles: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM, sendo os dois últimos os mais importantes no indivíduo adulto, neste post estaremos falando especificamente de duas: a IgM e a IgG

IgM é uma molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato dele com um micro-organismo, é através dessa molécula, formada perfeitamente para aquele um determinado micro-organismo, que o corpo organiza o ataque inicial para combater essa determinada invasão e provável infecção, tem como característica uma meia-vida curta, assim não durando muito tempo no corpo, então igm é um indicativo de que tivemos contato como o vírus a pouco tempo.

IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada,  é responsável pelo impedimento da re-infecção por aquele determinado micro-organismo, funciona como "células" especializadas no reconhecimento e combate daquele micro-organismo específico e assim desta forma impedindo que ele cause uma nova infecção caso entre em contato  num outro momento, assim igg assume o lugar do igm após algumas semanas nessa faze geralmente o igg demonstra o estagio crônico da doença, o igm deixa lugar para o igg deixando de ser um estagio de fase aguda para passar a ser uma fase da doença crônica.
De uma forma geral existem muitas doenças cujo diagnóstico não é feito pela presença do "micro-organismo" em si, mas pela pesquisa da presença ou ausência das células que o corpo produz responsáveis pelo combate e reconhecimento dessa doença é ai que entra a "sorologia".
Como interpretar as sorologias de IGM ou IGG ?
IgM negativo (não reagente) e IgG positivo (reagente) = IMUNE

Você já entrou em contato com esse bicho, e já criou defesa contra ele. Portanto, você não tem mais que se preocupar com esse problema.
    
IgM positivo (reagente) e IgG negativo (não reagente) = INFECÇÃO AGUDA

Você está com uma infecção por esse bicho, ou seja, você está entrando em contato com ele pela primeira vez.
 IgM e IgG positivos (reagente) = INDERTERMINADO

Não é possível saber há quanto tempo você entrou em contato com o micro-orgnismo pela primeira vez, podendo ser há pouco tempo, ou há muito tempo. 
   
IgM e IgG negativos (não reagente): SUSCEPTIVEL

Você nunca entrou em contato com o micro-organismo. 



Fonte:
  1.  Underdown B, Schiff J. (1986). "Immunoglobulin A: strategic defense initiative at the mucosal surface". Annu Rev Immunol 4: 389-417. 
  2.  Geisberger R, Lamers M, Achatz G. (2006). "The riddle of the dual expression of IgM and IgD". Immunology 118 (4): 429-37. 
  3.  Pier GB, Lyczak JB, Wetzler LM. Immunology, Infection, and Immunity. [S.l.]: ASM Press, 2004.

46 comentários:

  1. meu resultado deu IgM; negativo
    IgG; positivo.o que significa isto?Qual tipo de dengue eu ja peguei uma no ano passado em fevereiro dia 20/2015 e agora em janeiro 20/01/2016 a zika virus e passaram-se uns 20 dias de novo estava com a dengue.e estou inchada ate hj? e Aí o que falo ja marquei um infectlogista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teve 3 vezes e não deu dengue hemorragica ?

      Excluir
    2. Você teve 3 vezes e não deu dengue hemorragica ?

      Excluir
    3. vc teve contato com o virus da dengue por isso seu igG deu positivo. dependendo do tempo de infecção pelo virus. na primeir ocasiao seu igG DEU - e o seu IgM deu +, primeir ocontato com a dengue. IgG + e IgM - imune a doença,igG + E igG + VC VC JA PASSOU MAIS DE DOIS DIAS COM A DOENÇA.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Peguei meu eesultado agora, ñ eeagente no NS1 e IGG, reagente no IGM, adquiri os sintomas 26/03, mas só agora fizeram este exame porque fui dar aula e minha pressão abaixou muito. Continuo com dores fortíssimas no ruim e abdomen. Ja as plaquetas 265.000 nesta ultima, na penultima 269.000 e antepenultima 149.000. Por quanto tempo ainda sentirei estas dores, tontura e minha boca parece ter nem sei explicar é uma coisa ruim. Agradeço a atenção. Lilian

    ResponderExcluir
  4. meu exame deu:dengue igm reagente e continuo com dores nos rins e coluna pernas ou seja td abdomen me explique isso por favor

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O meu ns1 seu não reagente ja o Off e o Jun deu reagente oque significa

    ResponderExcluir
  7. meu igg deu indeterminado e meu igm deu negativo o que isso significa?

    ResponderExcluir
  8. Meu resultado deu:IGM não regente eIGG:
    > 30,0 .o que significa?

    ResponderExcluir
  9. Fiz o exame de herpes simplex o resultado do IGM foi não reagente mais do IGg foi 22,90 isso significa que estou contaminada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. significa q vc nao tem o virus mas ja esteve em contato com ele

      Excluir
  10. Fiz o exame da zika e meu igg de 4,25 e meu igm 0,12 isso quer dizer que eu posso ou não posso engravidar?

    ResponderExcluir
  11. Fiz o exame da zika e meu igg de 4,25 e meu igm 0,12 isso quer dizer que eu posso ou não posso engravidar?

    ResponderExcluir
  12. Fiz o exame da zika e meu igg de 4,25 e meu igm 0,12 isso quer dizer que eu posso ou não posso engravidar?

    ResponderExcluir
  13. Fiz o exame da zika e meu igg de 4,25 e meu igm 0,12 isso quer dizer que eu posso ou não posso engravidar?

    ResponderExcluir
  14. Fiz um teste de avidez e não conseguiram ver nada. Pois meu igg não aparece de jeito nenhum. Fui diagodiagnosticada com todo mais meu igg nunca reagi. Será possível que meu exame seja falso positivo? Eu seja não tenho á doença por isso que meu igg não reage?

    ResponderExcluir
  15. Fiz um teste de avidez e não conseguiram ver nada. Pois meu igg não aparece de jeito nenhum. Fui diagodiagnosticada com todo mais meu igg nunca reagi. Será possível que meu exame seja falso positivo? Eu seja não tenho á doença por isso que meu igg não reage?

    ResponderExcluir
  16. Faz o exame deu igm somente não reagente não tem off não entendi muito bem

    ResponderExcluir
  17. Meu toxoplasmose igg deu 158 IgM 3,6 oq qr dizer?

    ResponderExcluir
  18. Fiz um teste de chikungunya e deu positivonem 13/02, repeti mais duas vezes e hoje , quase um mes depois ainda só o igm deu posotivo. O que significa isto? Naomdeveria o igG ter dado poitivo depois de tanto e
    Tmpo ?

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Peguei o meu exame e deu 0,71 para o IgM e 9,50 para o IgG. Me expliquem?

    ResponderExcluir
  21. O resultado do meu exame para herpes simples tipo 1 deu IgG 94 reagente e igm 23 não reagente o que significa

    ResponderExcluir
  22. O resultado do meu exame para herpes simples tipo 1 deu IgG 94 reagente e igm 23 não reagente o que significa

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Fiz um teste de Dengue e o resultado foi: Atincorpos IgG Positivo 13.00-18.00 o que isto significa? e ainda sinto dores nos estomagos saliva salgada dores nas articulacoes e so me receitara paracetamol e vitamina C e vejo que mau estar continua o que fasso?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,

    Teste IGG 200,60 e IGM 1,51.

    Há quanto tempo teve a doença?

    ResponderExcluir
  26. Fui diagnosticado com suspeita de febre maculosa, fiz o exame e o resultado é o seguinte: ANTICORPOS ANTI RICKETSIA RICKETTSSI IgG, Resultado POSITIVO TITULO 1:64; ANTICORPOS ANTI RICKETSIA RICKETTSII IgM - Resultado NEGATIVO TITULO INFERIOR A 1:64, O QUE ISSO SIGNIFICA?

    ResponderExcluir
  27. Estou com perda acentuada na orelha esquerda e leve na orelha direita, já realizei vários exames de sangue de audiometria, ressonância tomografia e não foi detectado nenhuma doença grave. Realizeis aos vinte dias o exame anticorpos isso IGG e IGM. O IGG DEU NEGATIVO o IGM POSITIVO o que significa esse resultado?

    ResponderExcluir
  28. Meu Igm deu não reagente e o Igg reagente para herpes. Minha preocupação é se posso transmitir para outras pessoas. Alguém pode me tirar essa dúvida?

    ResponderExcluir
  29. Fiz exame igg e fim específico para febre amarela. Fui vacinado com a dose completa em 2001. É meu resultado igg e igm deram não reagente. Como isso é possível?

    ResponderExcluir
  30. O resultado do exame deu herpes 1 e 2 IgG não reagente e herpes 1 e 2 Igm reagente 3,50 o que significa??

    ResponderExcluir
  31. Meu exame de herpes deu IGG REAGENTE, DEU 2,5 ..
    E IGM NÃO REAGENTE, DEU 0,5.
    Significa que tenho o vírus da herpes? Mas ele está "incubado"?

    ResponderExcluir
  32. Oi boa noite, gostaria de saber qual o significado de valores de IgM baixos porem positivos e valores de IgM mais elevados. Ambos c IgG negativo. Esta relacionado c a virulência do virví?

    ResponderExcluir
  33. BETA-2-GLICOPROTEINA I, ANTICORPOS IgG E IgM
    MATERIAL: SANGUE
    MÉTODO: IMUNOENSAIO ENZIMÁTICO
    RESULTADO: IGG: 9 UR/mL
    IGM: 39 UR/mL
    VALOR DE REFERÊNCIA IGG E IGM: NÃO REAGENTE: INFERIOR A 20 UR/mL
    REAGENTE : IGUAL OU SUPERIOR A 20 UR/mL
    BOA TARDE ESTE FOI MEU RESULTADO E ESTOU PREOCUPADA.

    ResponderExcluir
  34. Meu exame de herps deus 24ur/ml igG
    E no igm deu índice de 0.53 o q siginifica

    ResponderExcluir
  35. Estou com dores em todas a juntas e febre a noite, fiz o exame da chikungunia e o resultado deu IgG 4 UR/ml e o IgM deu 0,10, estou com chikungunia?

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Catherine Wood, o Herpes é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para tratamento permanente. Estou aqui para aprecio o Dr. James por usar seu remédio herbal para curar meu vírus do herpes. Há cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e realmente tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso porque estava tomando vários medicamentos para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, Certa manhã, estava navegando na Internet e vi vários testemunhos sobre o Dr. James curando pessoas do vírus do herpes / HIV e AIDS e imediatamente entrei em contato com o Dr. James pelo e-mail: drjamesherbalmix@gmail.com. Eu contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que eu deveria ser curada. Ele me deu instruções e as quais eu segui corretamente, então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por três semanas. Fiquei curado totalmente, tudo parecia um sonho para mim e meu herpes desapareceu permanentemente. Dr. James, obrigado e que você tenha mais poder e sabedoria para obter mais cura, não sei se existe alguém sofrendo com o vírus do herpes ou qualquer tipo de doença como ... DIABETES, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES, HEPATITE A&B, DOENÇAS CARDÍACAS, DOENÇAS CRÔNICAS, FEBRE AMARELA, EPILEPSIA, LÚPUS, CURSO, MEDULA ESPINHAL, ECZEMA, DOENÇAS RENAIS, ACME, DOR DORGADA, ESQUIZOFRENIA DENGUE, APOLLO, MULTIPLESSES SCLEROSIS, ARTIGOS PARA RISCOS "Entre em contato. Entre em contato com ele agora pelo e-mail: drjamesherbalmix@gmail.com whatsapp ou ligue para +2348152855846

    ResponderExcluir
  37. HERPES é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, eu li sobre DR JAMES o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar se ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou através do UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 3 dias! Eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ e NOITE) e eu fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças devem contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de passar pelo medicamento. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir