“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Curiosidades: Microscópicos Gigantes !



Os microorganismos estão a nossa volta, em todos os lugares, e a nossa relação com eles nem sempre são passíveis de lucro ou tranquilidade, diversos vírus, bactérias, esporos podem tornar esta relação ingrata. Em muitas situações, eles podem invadir nosso corpo e causar enormes danos, totalmente desproporcionais comparado ao seu diminuto tamanho, já que por muitas vezes sequer podemos vê-los. 
É por esse motivo que as atitudes de rotina nos serviços de Saúde são por diversas vezes rigorosas e devem por si seguir protocolos e procedimentos operacionais por padrão, atitudes estas que garantem a real liberdade frente ao contato e o estrago que pode ser feito por estes microorganismos, esta série irá ilustra de modo rápido alguns dos mais terríveis insetos, bactérias, protozoários e vírus e a consequencia à saúde frente a seu encontro.

GIÁRDIA

 
Beber água contaminada pode te dar de presente uma colônia destes pequenos protozoários em formato de cone distorcido. A Giardia lamblia ataca o intestino delgado em suas três porções (duodeno, jejuno e íleo), sendo responsável por diarreia e outros sintomas de infecção.


EBOLA


Este vírus já é notório há algumas décadas por ser o causador da temida Febre Hemorrágica Ebola (FHE), doença na qual o paciente começa a ter dores de cabeça e falta de apetite, passa a vomitar ou defecar sangue e pode vir a falecer em menos de uma semana, visto de tão perto, parece impossível acreditar que este minúsculo organismo em formato de barbante seja capaz de tamanho estrago.

 

INFLUENZA



Em abril de 2009, o vírus influenza H1N1 ganhou as manchetes de jornal do mundo inteiro devido ao risco de pandemia que ele representou. Nesta imagem, tal microorganismo mostra sua verdadeira face.

 


INFLUENZA DA GRIPE ESPANHOLA DE 1918




O mesmo H1N1 que foi motivo de tanta preocupação em 2009 já havia ceifado mais de 500 mil vidas só nos Estados Unidos (algo em torno de 50 milhões no mundo) mais de noventa anos antes. Esta imagem mostra um grupo de vírus daquela época, que foram retirados do rim de um cachorro vitimado pela doença e cuja sequência genética foi recriada pelos cientistas.





 
           INFLUENZA H5N1
        

Outro subtipo do Influenza, cuja aparência é muito diferente de seu “parente” H1N1, é mostrado na imagem em dourado. Este é o responsável pelos casos de Gripe Aviária. As autoridades de saúde temem que ele possa algum dia causar uma pandemia mundial, tal como a de 2009.

 

VÍRUS HIV




Quando você tenta imaginar o vírus da AIDS, provavelmente não cria em sua mente a imagem destas pequenas partículas em lilás, parecendo uma espécie de bolinho. Todos sabemos do que elas são capazes.

PULGA


Este monstruoso inseto gigante, em tons brilhantes de laranja e amarelo, nada mais é do que uma pulguinha. Embora pareça mais inofensiva do que alguns outros seres apresentados nesta lista, é a pulga que transmitiu ao homem a altamente contagiosa bactéria da Peste Negra, que tirou a vida de mais de 70 milhões de europeus durante a Idade Média.

 
BACTÉRIA DA DOENÇA DE LYME





Ao ser picada por uma certa espécie de carrapato, uma pessoa contrai colônias de Borrelia burgdorferi, a bactéria que causa a doença de Lyme. O formato de barbante inclui essa bactéria na categoria das “espiroquetas”, e os sintomas dessa doença são alterações neurológicas e cardíacas.

PERCEVEJO




Visto sob as lentes de um microscópio eletrônico, este bicho parece ainda menos amistoso. A maioria das espécies é hematófaga, ou seja, se alimentam de sangue. Imaginar que um bicho desse pode estar atacando nossas veias os torna mais assustadores depois de ver essa foto.

Os percevejos-de-cama na verdade não têm preferência por uma parte específica do corpo: eles irão atacar qualquer parte exposta da pele. Pode levar algo em torno de três a dez minutos para que o percevejo fique satisfeito, e o hospedeiro quase nunca acorda enquanto está sendo picado.
A picada deles é mais irritante do que realmente nociva, já que os percevejos-de-cama não transmitem doenças para os humanos. Quando eles perfuram a pele para sugar sangue, porém, liberam um pouco de saliva na pele machucada, e com o passar do tempo a exposição constante à saliva pode resultar em uma reação alérgica a picadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário